quarta-feira, 20 de maio de 2009

Desperdício Também É Cultura / Yakuza

Ae Galerë! To Viväm!

Báh… como o dia foi chato hoje… Tive que ir pra escolaPro curso de programação… Pô… puta chatice, mas de qualquer forma estou aqui mais uma vez, e graças a técnologia do “Windows Live Writer” eu posso postar Diariamente sem complicações como Erros Ocasionais e Etc… o que enxe meu saco.

Hoje, a Pedido da minha amiga Tati (Que Também É Fiel [VAI CURITCHA!]) Eu vou fazer um post falando sobre a Yakuza! oem

Vamos lá, vou postar a história da Galerë de olhos puxados e tatuagens fodas que eu peguei do Wikipédia, porque senão ficaria muuito tempo procurando em fontes pra fazer uma matéria Original

“A Yakuza (ヤクザ) é uma Organização Criminosa Japonesa. Os Yakuza surgiram como bandos organizados e obedeciam a regras específicas. Com o tempo, passaram a influenciar diversos segmentos da sociedade japonesa. Foi no início do século XVII que nasceram, nos grandes centros urbanos de Osaka e Edo (atual Tóquio), sob a égide dos chefes de quadrilhas. Os Yakuza agrupam diversas categorias: primeiro foram os jogadores profissionais, depois os ambulantes. A esses uniram-se alguns samurais que, a partir de 1603, com o fim das guerras feudais e o reinado da "Paz Tokugawa" por 250 anos, viram-se sem mestres, ameaçados de banimento.

Na hierarquia social Yakuza, depois dos samurais, dos artesãos e dos comerciantes vêm os hinin (não-humanos) e os eta (maculados). Os "hinin" são carcereiros, carrascos e pessoas ligadas à espetáculos. Os "eta" estão vinculadas à profissão de abate de animais (no xintoísmo e no budismo consiste mácula todo trabalho ligado à morte e ao sangue).

Os Yakuza criaram um estatuto e um código baseado nas relações de fidelidade entre o padrinho (oyabun) e seu protegido (kobun): a cerimônia de consagração consiste na troca do copo de saquê e representa a entrada na gangue e os laços de sangue. No grupo há regras bem específicas, como por exemplo, a proibição de tocar na mulher de outro membro ou revelar informações sobre a organização.”

Bem essa é a história sobre o surgimento da Yakuza, mas o que algumas pessoas não sabem é que antigamente Yakuza não era nada mais que uma Combinação de um jogo de cartas chamado Hanafuda, Yakuza era a pior Combinação do Jogo, o que causou a acreditar um simbolimso de que o nome deles eram Yakuza pelo motivo de para ganhar um jogo com tal Combinação teria de ter muita sorte ou ser um jogador extremamente bom (E também significar que eles eram os piores)

Uma curiosidade é que no forte terremoto de Kobe a Yakuza ajudou no resgate de moradores comuns com a ajuda de  helicópteros o que gerou grandes críticas para com o governo japônes da época…

 

Tatuagem De Um Membro Da Yakuza”

E outra coisa bem interessante sobre a Yakuza é que ela não se movimenta debaixo dos panos como faz a Cosa Nostra (Máfia Italiana) eles colocam uma placa de madeira em frente aos locais onde eles negociam seus atos ilegais… e a Yakuza também tem regras, muito especificas, que todos os integrantes devem obedecer sendo elas

  • Não esconder dinheiro do gangue;
  • Não se envolver pessoalmente com narcóticos;
  • Não procurar a lei ou a polícia;
  • Não violar a mulher ou os filhos de outro membro;
  • Não desobedecer às ordens de um superior.

E um game foi um dos grandes “Divulgadores” da Yakuza na américa do norte e outros paises…

Yakuza, No Japão Ryu Ga Gotoku”

O Game conta história sobre Kazuma Kiryu um homem que assumiu a culpa de um assasinato cometido pelo melhor amigo… então ele passa mais de 5 anos na cadeia e quando volta as ruas percebe que seu Melhor Amigo tinha formado uma nova família.

A história é longa porem uma das melhores que eu já vi.

A Mesma foi tão consagrada pela mídia especializada que o Game se transformou em um filme, no ano de 2007

Ryu Ga Gotoku, Como Um Dragão Em Português”

Bem, a Yakuza é uma máfia famosa no mundo inteiro e mesmo tendo suas origens a tanto tempo atrás a mesma continua em atividade até hoje, a unica diferença é que estão mais “Modernos” bem é só, obrigado por lerem

Obs : Desperdício também é cultura!
Obs² : Não achei nada Sangrento sobre a Yakuza Tati, Mal ae

Nenhum comentário:

Postar um comentário